Porto da Pedra e Mocidade abrem temporada de ensaios técnicos do Rio Carnaval 2024

Apesar do clima bom, carro de som falha durante passagem da Verde e Branca e prejudica treino da escola

 

Os preparativos para os desfiles do Carnaval 2024 já estão em pleno andamento na Marquês de Sapucaí. No último domingo, Mocidade e Porto da Pedra deram início à temporada de ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial no grandioso palco da festa. Com entrada gratuita, as arquibancadas do Sambódromo foram tomadas por um público animado. Destacaram-se na pista a atriz Giovanna Cordeiro, protagonista da novela "Fuzuê" e musa da escola de São Gonçalo, juntamente com Fabiana Andrade, líder da bateria da agremiação da Zona Oeste.

 

A presença de Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, também chamou a atenção, mesmo com o braço direito imobilizado após um incidente em dezembro. A Unidos do Porto da Pedra, campeã da Série Ouro em 2023, prestou uma homenagem aos ícones do carnaval que nos deixaram recentemente, exibindo imagens de Max Lopes, Mario Borrielo, Roberto Szaniecki e Quinho do Salgueiro no telão da última alegoria.

 

A Unidos do Porto da Pedra inaugurou os ensaios técnicos do Grupo Especial do Carnaval carioca em 2024, sendo a primeira escola a adentrar a Marquês de Sapucaí para sua preparação no último domingo (7), por volta das 20h30. Originária de São Gonçalo e detentora do título da Série Ouro em 2023, a Porto da Pedra traz este ano o enredo "Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular", inspirado em um almanaque medieval do século 14, inicialmente escrito na Espanha e que, após dois séculos, chegou ao Brasil.

 

O enredo "Lunário Perpétuo", trouxe a história do livro medieval escrito por Jerónimo Cortés no século XVI, considerado um "Google da época". O carnavalesco Mauro Quintaes baseou-se na obra, que foi o título mais lido no Nordeste por dois séculos, conforme destacado pelo folclorista Câmara Cascudo. O retorno da Porto da Pedra ao Grupo Especial, após o rebaixamento em 2012, é marcado pelo desejo de permanecer na primeira divisão. A agremiação conta com personalidades como o intérprete Wantuir, o carnavalesco Mauro Quintaes e a porta-bandeira Denadir Garcia, que retorna após 12 anos afastada. 

 

Já a Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo sobre o Caju, apresentou um samba que viralizou nas redes sociais e no Spotify nas últimas semanas. O público contagiou-se com a música, cantando e degustando o suco de caju distribuído pela escola nas arquibancadas. A rainha da bateria, Fabíola Andrade, estreou com desenvoltura, preparando-se para a passarela do samba com aulas de samba ministradas por George Louzada, coordenador da ala das passistas. Para aliviar o calor, uma marca de produtos para cabelos também distribuiu água aos integrantes da Mocidade.

 

Explorando a temática da fruta do cajueiro, suas histórias, lendas e curiosidades. A autoria do enredo é compartilhada entre o carnavalesco Marcus Ferreira e o jornalista e escritor Fábio Fabato, responsável pela sinopse. O comediante Marcelo Adnet foi destaque em um dos carros alegóricos. Porém, um problema no carro de som, que parou de funcionar quando a escola se preparava para iniciar seu treino atrasou a apresentação por quase uma hora e só foi solucionado quando o caminhão foi substituído pelo que havia sido utilizado pela Porto da Pedra.

 

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) informou que durante os ensaios, os espectadores nas arquibancadas e frisas da Marquês de Sapucaí podem levar coolers, isopores e bolsas térmicas para uso pessoal, sendo proibidos objetos de vidro e materiais pontiagudos. A Rio Carnaval prometeu pontos de hidratação ao longo da Sapucaí e estações de metrô estendidas até 0h, facilitando o retorno dos foliões para casa.

 

Entretanto, a Supervia, responsável pelo serviço de trem, não oferecerá horário especial para os ensaios técnicos, encerrando suas operações regularmente às 20h30 aos domingos. Nesse contexto, os sambistas que planejam participar dos ensaios da Porto da Pedra e Mocidade devem estar cientes das condições de transporte ao final do evento.

 

Confira o calendário completo dos ensaios técnicos:

 

07/01 - Unidos do Porto da Pedra (20h30) e Mocidade Independente de Padre Miguel (22h)

 

14/01 - Portela (20h30) e Unidos da Tijuca (22h)

 

21/01 - Paraíso do Tuiuti (20h30) e Acadêmicos do Salgueiro (22h)

 

28/01 - Acadêmicos do Grande Rio (20h30) e Estação Primeira de Mangueira (22h)

 

03/02 - Lavagem da avenida (19h), Beija-Flor de Nilópolis (20h30) e Unidos de Vila Isabel (22h)

 

04/02 - Unidos do Viradouro (20h30) e Imperatriz Leopoldinense (22h)

Copyright© 2007/2024 - TAMBORINS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.