Mancha Verde é campeã do carnaval de São Paulo. Dragões fica com o vice
Alviverde tira o tri da Tatuapé no último quesito. Maior campeã do Carnaval, Vai-Vai é rebaixada para o Grupo de Acesso junto com a Tucuruvi
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Carnaval de São Paulo
- 05 Março 2019 - 19:07
Depois de bater na trave em 2018, quando empatou com a campeã Tatuapé e ficou com a terceira colocação pelos critérios de desempate, a Mancha Verde é a grande campeã do carnaval do Grupo Especial das escolas de samba do carnaval de São Paulo. Com o enredo "Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra", a Verde e Branca obteve a pontuação máxima e tirou o tricampeonato das mãos da Acadêmicos do Tatuapé, assumindo a liderança no último quesito. Responsável pelo desfile o carnavalesco Jorge Freitas foi uma das maiores contratações da história da Mancha Verde e já no primeiro ano de trabalho entrega o título para a agremiação, como havia feito na sua estreia pelo Império de Casa Verde, em 2016.
Porém, não foi apenas o título da Mancha Verde que surpreendeu quem acompanhou a apuração das notas. Pela primeira vez em sua história, a Vai-Vai, maior campeã do carnaval de São Paulo foi rebaixada para o Grupo de Acesso acompanhada pela Acadêmicos do Tucuruvi. De acordo com o júri, as apresentações da comissão de frente, onde perdeu sete décimos e de alegorias e adereços, onde perdeu mais quatro décimos foram fundamentais para o rebaixamento da Preto e Branca do Bixiga. Em 2020 três das quatro maiores campeãs do carnaval paulistana desfilarão no Grupo de Acesso. Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Camisa Verde e Branco.
Após a abertura do primeiro quesito (Bateria), absolutamente todas as escolas levaram notas dez. Das cinquenta e seis notas atribuídas pelo júri, apenas uma, o 9,9 da Colorado do Brás no segundo módulo de julgamento, foi diferente de dez. No quesito samba-enredo, onde são julgados a letra e a melodia, o festival de notas dez seguiu adiante e apesar de algumas notas 9,8 e 9,9 todas as agremiações estavam com sessenta pontos após a leitura das notas. Uma situação, no mínimo, inusitada.
O problema que muitas escolas tiveram no quesito Evolução se refletiu nas notas dos julgadores e, finalmente, a distribuição de notas dez cessou separando um pouco as escolas na classificação geral. O quarto quesito a ser lido foi Fantasia e novamente vimos algumas escolas perdendo preciosos pontos. Após a totalização dos primeiros quatro quesitos, as últimas colocadas eram Tom Maior e Mocidade Alegre que em 2018 obtiveram pontuação máxima e perderam o título nos critérios de desempate.
No quesito Harmonia a Rosas de Ouro que ocupava a segunda posição foi ultrapassada pela Mancha Verde. A Tatuapé seguia liderando. Após o sexto quesito (Comissão de Frente) a Mocidade Alegre deixou a zona de rebaixamento e deu o lugar para outra gigante do carnaval, a Vai-Vai. Após a abertura dos envelopes de mestre-sala e porta-bandeira, onde mais uma vez vimos uma farta distribuição de notas dez (foram 51 de 56) a situação começou a ficar bastante complicada para a Vai-Vai que seguia na última posição.
Os últimos envelopes a serem abertos foram os do quesito Alegorias e Adereços, um dos mais aguardados da apuração justamente por conta dos problemas enfrentados pela atual bicampeã Acadêmicos do Tatuapé que perdeu meio ponto na totalização das notas e viu o titulo ir para as mãos da Mancha Verde ficando de fora até do desfile das campeãs. Na outra ponta da tabela o drama da Vai-Vai se confirmou e a maior campeã do carnaval de São Paulo foi rebaixada para o Grupo de Acesso acompanhada da Acadêmicos do Tucuruvi que estava no Grupo Especial desde 1998.
Além da campeã Mancha Verde, a vice Dragões da Real, Rosas de Ouro, Vila Maria e Império de Casa Verde retornam ao desfile das campeãs na próxima sexta-feira, no Sambódromo do Anhembi.
Classificação Final do carnaval 2019
1 - Mancha Verde - 270 pontos
2 - Dragões da Real - 269,9 pontos
3 - Rosas de Ouro - 269,9 pontos
4 - Unidos de Vila Maria - 269,7 pontos
5 - Império de Casa Verde - 269,7 pontos
6 - Águia de Ouro - 269,6 pontos
7 - Acadêmicos do Tatuapé - 269,5 pontos
8 - Mocidade Alegre -269,5 pontos
9 - Gaviões da Fiel - 269,5 pontos
10 - X-9 Paulistana - 269,5 pontos
11 - Colorado do Brás - 269,3 pontos
12 - Tom Maior - 269,2 pontos
13 - Acadêmicos do Tucuruvi - 269,2 pontos
14 - Vai-Vai - 268,8 pontos
Maiores Campeãs do Carnaval de São Paulo
1° Vai-Vai (15 títulos)
2º Nenê de Vila Matilde (11 títulos)
3º Mocidade Alegre (10 títulos)
4º Camisa Verde e Branco (9 títulos)
5º Rosas de Ouro (7 títulos)
6º Gaviões da Fiel (4 títulos)
7º Unidos do Peruche (3 títulos)
8º Império de Casa Verde (3 títulos)
9º X9 Paulistana(2 títulos)
10º Acadêmicos do Tatuapé (2 títulos)
11º Mancha Verde (1 título)